quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Convite



Como se faz a desfolhada

À medida que se desfolha, vai-se amotoando as espigas em cestos de verga ou de costelas que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigeiro.
Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço á namorada.
A desfolhada ou esfolhada ou descamisada termina sempre com uma festa, com a merenda ao som das concertinas e de um baile que dura até largas horas da noite.

Provérbios

  • O que abril deixa nado , Maio deixa-o espigado.
  • Abril frio e molhado,enche o celeiro e farta o gado.
  • Quando há vento, é que se limpa o cereal.
  • Quem não debulha em Agosto, debulha com mau rosto.
  • Em Agosto deve o milho, ferver o carolo.
  • O primeiro milho é dos pitos.
  • O primeiro milho é dos pardaís.
  • Pelo S. João deve o milho cobrir o chão.
  • Quem olha o milho, não bota pitos.
  • Quem passarinhos receia, milho não semeia.
  • É muito mau de contentar quem quer sol na eira e chuva no naval.
  • Se queres ser bom milheiro , faz o alqueire em janeiro.
  • Pela palha se conhece a espiga.
  • O grão em Março nem na terra nem no salto.
  • Maio jardineiro, enche o celeiro.
  • Janeiro geleira, não enche celeiro.

Desfolhada - Canções Tradicionais

Milho Verde


Milho verde, milho verde

Ai milho verde, milho verde

Ai milho verde maçaroca

Á sombra do milho verde

Ai á sombra do milho verde

Ai Namorei uma cachopa


Milho verde ,milho verde

Ai milho verde,milho verde

Ai milho verde miudinho

Á sombra do milho verde

Ai á sombra do milho verde

Ai namorei um rapazinho


Milho verde, millho verde

Ai milho verde, milho verde

Ai milho verde folha larga

Á sombra do milho verde

Ai á sombra do milho verde

Ai namorei uma casada


Mondadeiras do meu milho
Ai mondadeiras do meu milho

Ai mondai o meu milho bem
Não olheis para o caminho
Ai não olheis para o caminho
Ai que a merenda já lá vem



O milho-rei

Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar o milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada, sendo esta a única forma de se apróximar delas.

O que é a desfolhada



A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga( ou maçaroca) da planta, que se chama milho. Embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens e as crianças que, por essas aldeias fora, trabalham no campo.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Passeio a Baiona - Espanha

No dia 23 de Julho a Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos organizou um passeio até Espanha com os idosos, passeio este que realizam todos os anos a sítios diferentes, ao que chamam o dia da Associação.
Sendo este passeio destinado a todos os idosos, às crianças do ATL, e todas as suas funcionárias. Este ano também incluíram os cursos que de momento fazem formação, assim como as formadoras que nesse dia estavam presentes.
O transporte foi realizado por dois autocarros sendo um para as formandas e idosos e o outro para as crianças e funcionárias.
Partimos com destino a Baiona, mas com algumas paragens pelo caminho, paramos em Valença para tomar o pequeno almoço seguindo até ao centro de Baiona,aqui aproveitamos para ver a linda paisagem e tirar algumas fotos para mais tarde recordar.Tendo a oportunidade de visitar outros sítios como por exemplo o castelo Montreal, e fazer umas brincadeiras à beira mar.
Retomamos a viagem de seguida e subimos o monte de Santa Tecla, onde paramos para almoçar no parque de merendas,e juntamente com as funcionárias ajudamos a servir o almoço aos idosos e às crianças. Dando continuação ao nosso passeio chegamos ao alto de Santa Tecla, de onde se avista Vila Nova de Cerveira, o rio Minho e o Oceano Atlântico. Tiramos fotos e compramos algumas recordações.
Pelo fim da tarde retomamos a viagem de volta e parando ainda em Vila Nova de Cerveira para lanchar e fazer a alegria dos miúdos com a entrada para o lindíssimo parque aquático que lá havia, e que alguns miúdos tiveram oportunidade de poder usufruir.
Foi um passeio agradável, com um excelente convívio.
Um dia bem passado.

Dia ao Ar Livre

Para podermos realizar a nossa actividade Dia ao Ar Livre, no âmbito do tema de vida«saúde e bem- estar», foi preciso começar a trabalhar nela com alguma antecedência, começando assim por fazer uma pesquisa na Internet sobre os temas propostos, que foram a diabetes, osteoporose e também a hipertensão.
Com isso podemos fazer uns panfletos com toda a informação sobre as suas causas,factores de riscos e prevenção.Foram elaboradas umas medalhas para os vencedores dos jogos concebidas pela Dra. Helena e também os certificados de presença feitos na área de competência de TIC. Com a formadora de matemática para a Vida foi construído um tabuleiro para damas humana onde todos nós colaboramos. Também elaboramos uma ementa de uma alimentação saudável,para os lanches dos idosos.Na área de Linguagem e Comunicação procedeu-se à correcção linguística dos diversos trabalhos.
Na véspera confeccionamos os bolos , que foram servidos no lanche da manhã e no próprio dia foi feita uma salada de fruta e um chá de limonete, para o lanche da tarde.
A nossa actividade começou ás 9h30 na Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos,quatro formandas responsabilizaram-se por fazer as sandes para o lanche da manhã. Depois de tudo organizado, partimos em direcção ao parque de lazer que se situa em Luzim. Assim que chegamos, ajudamos a instalar os idosos e começamos a preparar os jogos destinados para este dia.
Nós, as formandas fizemos uma pequena brincadeira, dançamos a sola da bota para entretermos os idosos e também as formadas do Curso EFA B3 de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, a decorrer em Boelhe, e que a nossa Associação convidou a participar nesta actividade. Ainda na parte da manhã, fizemos o jogo das damas humanas e o jogo das malhas. Ao meio dia ,as funcionarias da,A.D.R.M chegaram com o almoço, que nós, formandas, ajudamos a distribuir pelos idosos. No fim de todos almoçarem enquanto os idosos descansaram, nós organizamos os restantes jogos.
Às 15h30 foram entregues as medalhas aos vencedores de cada jogo. Para terminar, foi servido um lanche para todos.
Foi um dia muito bonito e bem passado.

Diabetes




Hipertensão




Osteoporose




Seminário "O idoso em Portugal"

No ambito do nosso seminario "o idoso em Portugal" apresentamos o painel cronológico em madeira, sobre a forma de um relógio, onde abordamos os conceito da velhice e de Idoso ao longo dos séculos, desde a Pré-História ao século XXI, tendo sido construído no culminar da actividade integradora "O Idoso".
Demos a conhecer também o Trivial do Idoso, com o objectivo de abordarmos a realidade referente aos Idosos, sobre a forma de perguntas e respostas nas mais variadas áreas."Histórias, Animação e Lazer,Saúde,Politica, o Idoso em Portugal e Curiosidades."No dia 24 de Março realizamos o Seminario com o objectivo de dar a conhecer as características do Idoso em Portugal .
Começamos por abrir o Seminário com o hino escrito pelas formandas de Geriatria na área de competencia Linguagem comunicação que reflecte a temática dos Idosos, aponta para o nosso objectivo de ter um emprego cuidando dos Idosos.
Deu-se de seguida apresentação do curso em "PowerPont"sobre o que é ser Agente em Geriatria, apresentado pela moderadora Susana.
Depois realizamos a dramatização "O Velho"escolhendo o tema musical da Mafalda Veiga com o mesmo titulo "O Velho",procurando evidenciar a forma como o Idoso é tratado na sociadade actual.Fizemos as apresentações em PowerPoint sobre as características do Idoso em Portugal.
Durante as sessões de formação nas diversas áreas e no decorrer do seminário apresentamo-las duas aduas.
Seleccionamos uma carta que tinha sido redigida por uma enfermeira Americana retratando os sentimentos que a envolverão quando for idosa. Esta carta foi lida pela nossa colega Sandra, acompanhada por uma suave musica de fundo.
De seguida, o senhor padre josé Maia fez uma comunicação sobre o idoso em Portugal.Tendo abordado a forma como a sociadade tem acompanhado esta fase da vida , sendo que são de louvar as instituições que se encontram ao serviço do idoso e os técnicos que os acompanham.
Nós, formandas elaboramos e colocamos algumas questões oa nosso prelector, que satisfez todas as nossas dúvidas. Aprendemos a cantar uma música em Ingles "Como salvar uma vida" "How TO SAVE A LIFE "THE FRAY" e apresentamo-la, com um PowerPoint retratando as si a caracteristicas já realizadas durante o curso. Encerramos com a entrega de lembranças (flores eum saco de cheiro com um poema sobre o idoso) elaborado pela formanda Paula no ambito de uma actividade realizada em Linguagem e Comunicaçaõ aos convidados e formadores.
Por fim a, Associação ofereceu um lanche com o objectivo de criar um convívio entre todos, no qual as formandas ofereceram um bolo com a fotografia do idoso.

Evolução do conceito de Idoso

-Sociedades Primitivas: Velhice era vista como um fardo. Idosos eram abandonados e assassinados de forma cerimonial.
-Egipto: Face cruel do processo de envelhecimento.
-Civilização Oriental Antiga: Condição privilegiada do idoso. A velhice como um momento supremo, de alcanse espiritual máximo (LEO-TSÉ).
A autoridade da velhice é justificada pela posse da sabedoria (CONFÚCIO)
-Grécia Antiga: Gregros foram amantes do corpo jovem e saudável. ARISTÓTELES dizia que: " Uma boa velhice era aquela em que o ser humano não apresenta enfermidades."
- Roma Antiga: Com o envelhecimento, os prazeres corporais vão sendo substituidos pelos intelectuais. A arte de envelhecer compreende em encontrar o prazer que todas as idades proporcionam, pois todas têm as suas virtudes (CÍCERO).
-Antiguidade Clássica (Grécia + Roma): Fraca valorização da velhice. Juventude era exaltada. Velhice era como algo trite e ridículo. Contudo, os velhos tinham uma capacidade consultiva. Era este o pivilégio da "idade".
-Sociedade Medieval: Velho eram tidos como um peso para as famílias. Época dos povos guerreiros, pelo que se exaltavam os mais fortes, saudáveis e capazes.
-Do Século X ao SéculoXIII: Renascimento da importância da velhice. Renascimento daqueles que sobreviverem á guerra e ás pestes. Diversificação da figura social e cultural da velhice. Surgimento dos primeiros asilos.
-Renascimento: Amaldiçoa-se a velhice e procura-se a perfeiçãodos corpos. A velhice seria algo evitável.
-Séculos XIX e XX: Época de viragem para os idosos. Época de experiências e descobertas cientificas permitem a realização de estudos sobre as idades. Progresso na medicina tem impacto no prolongamento da longevidade. Velhice é vista como um problema social, reconhecendo-se já o seu carácter específico. Especialização dos cuidados com idosos. Nascher criou o termo Geriatria- Ramo da Medicina que trata dos aspectos biológicas, psicológicas e sociais das doenças que podem acontecer aos idosos.
- Século XX: Negativismo face aos idosos. Idosos=Improdutividade.
- Século XXI: Hoje em dia assistimos ao envelhecimento crescente da população, fruto da baixa taxa de natalidade. Assim, o idoso assume um papel fácil de definir. A sociedade exige a actividade profissional e/ou pessoal constante do idoso, dependendo do tipo de qualidade de vida que ainda possui. Por dificuldades familiares, pelas próprias mudanças inerentes do formato de família, idoso acaba por necessitar de apoio e de acolhimento por parte de instituições de solidariedade mas, no fundo, a família continua a ser o suporte emocional do idoso.

Agente em Geriatria - Apresentação do Curso

É do conhecimento de todos nós que a assistência a pessoas com a 3ª idade é uma necessidade actual e certamente uma profissão com futuro. Estas pessoas que já tanto fizeram ao longo de muitos anos, têm agora o direito de aproveitar e de usufruir desta nova fase das suas vidas.
Daí a preocupação e crescente necessidade em formar profissionais competentes para prestar cuidados de apoio directo a idosos.
Este curso destina-se portanto a todas as pessoas que desejem desenvolver os seus conhecimentos nesta área de actividade, ou então, a todos aqueles que pretendem iniciar uma carreira neste sector de actividade em constante desenvolvimento.
O curso divide-se em componentes de formação base e formação tecnológica.
Formação Base:
  • Cidadania e Empregabilidade
  • Linguagem e Comunicação
  • Linguagem Estrangeira-Inglês
  • Matemática para a Vida
  • Tecnologias de Informação e Comunicação

Formação Tecnológica:

  • Velhice-Ciclo Vital e Aspectos Sociais
  • Quadro da Psicologia Evolutiva
  • Saúde da Pessoa Idosa-Cuidados Básicos
  • Deontologia e Ética Profissional
  • Animação-Conceitos, Principios e Técnicas
  • Animação no Domicilio e em Instituições-Planificação de Actividades
  • Psicologia da Velhice
  • Saúde da Pessoa Idosa-Prevenção de Problemas
  • Animação no Domicilio e em Instituições-Técnicas Actividades
  • Higiene da Pessoa Idosa no Domicilio
  • Prevenção e Primeiros Socorros-Geriatria
  • Nutrição e Dietética no Domicilio
  • Saúde-Necessidades Individuais em Contexto Instituicional
  • Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia
  • Alimentação da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia
  • Animação em Lares e Centros de Dia
  • Patologia e Efeitos Psicossociais Decorrentes da Hospitalização da Pessoa Idosa
  • Saúde Mental na 3ªIdade
  • Animação em Instituições de Saúde
  • Animação da Pessoa Idosa com Doença Mental

Quem é o Agente em Geriatria?

É o profissional que presta cuidados de apoio directo a idosos, no domicílio e em contexto institucional, zelando pelo seu bem-estar físico, psicológico e social, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos.

As suas principais tarefas:
  • Prestar apoio na alimentação dos idosos.

  • Colaborar na prevenção da monotonia, do isolamento e da solidão dos idosos, no domicílio e em contexto institucional.
  • Preparar e desenvolver actividades de animação e entretenimento.
  • Zelar pela manutenção e higiene e conforto do idoso.
  • Efectuar a limpeza e arrumação do meio envolvente, bem como, da roupa do idoso.
  • Promover a mobilidade do idoso e a adaptação de posturas correctas.
  • Auxiliar na toma de medicamentos.

Apresentação do blog

Este blog foi criado para documentar as actividades realizadas ao longo do curso EFA B3 de Agente em Geriatria.
Todos os artigos publicados neste blog foram escritos pelas formandas do curso.