quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desfolhada - Objectivos Alcançados

Todos os nossos objectivos propostos foram alcançados com êxito.
Na actividade realizada no âmbito do nosso 3º Tema de Vida “Cultura Popular”, efectuamos uma Desfolhada onde tentamos reviver todas tradições a ela inerentes.
A desfolhada iria ser realizada no largo da ADRM, mas devido ao estado do tempo, tivemos de alterar os planos e acabamos por preparar e decorar o salão de lazer da ADRM, tendo ficado muito bonito e todo o público gostou. O lanche tradicional foi oferecido pelas formandas.
Foi uma tarde muito bem passada, correu tudo de forma organizada e divertida.
Agradecemos a todos formadores e à ADRM toda a ajuda e apoio que nos deram e principalmente aos idosos que nos acompanharam com os instrumentos.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Desfolhada - Recursos

Antes de realizar a nossa desfolhada efectuamos uma pesquisa na internet nas diversas áreas de competência, tendo tomado conhecimento da forma que se faz uma desfolhada à moda antiga com as respectivas canções. Na área de linguagem e comunicação com a Drª Maria do Céu,consultamos também a obra Memórias de tempos idos de Levi Moreira da Costa onde pudemos analizar detalhadamente relatos de idosos que vivenciaram intensamente as desfolhadas e de onde extraímos ainda várias modas populares que eram cantadas e dançadas nesta actividade.Utilizamos espigas, tendo pintado algumas para simbolizar o «Milho Rei». Usamos cestos de vime,vassouras de gestas,canas de milho e um canastro, tudo para enfeitar o espaço escolhido para esta nossa actividade. Entre nós formandas decidimos trajar com roupas antigas. Selecccionamos várias músicas para o evento,nomeadamente:
  • A Desfolhada
  • A minha saia velhinha
  • Ò rama ó que linda rama
  • Ò laurindinha
  • Milho verde
  • Ò linda

Pudemos contar com a participação de utentes da A.D.R.M a quem decidimos oferecer uma merenda tradicional com as seguintes iguarias:broa,chouriço,presunto,azeitonas,cebola salgada,vinhos,sumos,bagaço,jeropiga. No final realizou-se um bailarico para todas as pessoas que participaram.



Desfolhada - Actividades Realizadas

Com intuito de organizarmos uma desfolhada à moda antiga, procedemos à ordenação de determinados passos que passaremos a evidenciar. Pedimos a uma funcionária da Associação, a Sra. Dª Maria José se tinha espigas para fazemos a desfolhada. Tendo respondido afirmativamente, fomos apanhá-las durante o período da manhã ao campo e trouxemo-las em sacos para que fossem depositadas na Associação. No dia 24 de setembro de 2010 às 14 horas foi realizada a desfolhada no salão da Associação, tendo estado presentes os utentes da Associação, o formador Dr. João, Dra. Sónia e o nosso mediador Dr. Nuno Soares, bem como o Presidente da junta de freguesia o Sr. Joaquim Rodrigues, o Presidente da Associação o Sr. Emidio Alves, a Dra. Ana e o Sr. Miguel.
Na desfolhada cantamos várias canções, todas familiares dos idosos tendo eles também participado na própria desfolhada. Ao longo da desfolhada encontravamo-nos numa roda na qual era debatida a vida alheia, consoante se procedia nas desfolhadas à moda antiga. Durante a desfolhada foi dada pelas formandas uma pequena merenda que foi distribuída pelas pessoas que estavam assistir a desfolhada. No final houve muita música e baile. Os idosos gostaram muito da tarde que passaram connosco.

Desfolhada - Organização e posicionamentos

No dia 24 de Setembro nós, as formandas de Geriatria, organizamos uma desfolhada.
Para realizar a nossa actividade começamos por seleccionar algumas musicas tradicionais portuguesas, que ensaiamos com a ajuda dos idosos que convidamos para tocar alguns instrumentos "cavaquinho, acordeão, pandeireta e o banjolim".
Tambem fizemos os cartazes e os panfletos para dar a conhecer esta nossa actividade, que foram elaborados nas àreas de competência de Cidadania com o Dr. joão e de Tic com o Dr. Nuno.
Com a Drª Sónia pintamos algumas espigas de "milho rei" e outras para decorar.
Bem à moda Portuguesa foi preparada uma merenda para oferecer a quem estava presente, onde não faltou vinho tinto, vinho branco, sumo, jeropiga, àguardente, o chouriço broa de milho caseira, azeitonas e cebola salgada.
Sendo que a jeropiga e a àguardente foram oferecidas enquanto decorria a desfolhada a acompanhar com umas bolachinhas.

Desfolhada - Espaço Escolhido e Público-Alvo

Para esta actividade o espaço escolhido foi o largo da Associação, pois queriamos que esta nossa desfolhada se efectuasse ao ar livre, porque a tradição assim o determina, as desfolhadas eram feitas nas eiras com as pessoas à volta das espigas.
Mas o tempo assim não o permitiu, porque quando nos preparámos para fazer a decoração, e já com algumas espigas no chão para a roda da desfolhada, eis que começa a chover, e com isso a alternativa foi passar as espigas e a decoração para o salão da Associação.
A nossa iniciativa foi direccionada aos idosos da Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos e aos habitantes de Rio de Moinhos que quisessem participar.

Desfolhada - Objectivos Propostos

Nós, formandas do curso EFA B3 de Agente em Geriatria, propusemo-nos a organizar uma desfolhada com os idosos da Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos no dia 24 de Setembro de 2010.
Ao concretizarmos esta actividade no âmbito do nosso 3º tema de vida, "Cultura Popular",tivemos como objectivo proporcionar aos idosos um recuo na história, relembrando-lhes a época em que vivenciavam esta actividade na comunidade.
Todos participaram e adoraram porque passaram uma tarde muito divertida proporcionada pelo ambiente à época.