segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Evolução do conceito de Idoso

-Sociedades Primitivas: Velhice era vista como um fardo. Idosos eram abandonados e assassinados de forma cerimonial.
-Egipto: Face cruel do processo de envelhecimento.
-Civilização Oriental Antiga: Condição privilegiada do idoso. A velhice como um momento supremo, de alcanse espiritual máximo (LEO-TSÉ).
A autoridade da velhice é justificada pela posse da sabedoria (CONFÚCIO)
-Grécia Antiga: Gregros foram amantes do corpo jovem e saudável. ARISTÓTELES dizia que: " Uma boa velhice era aquela em que o ser humano não apresenta enfermidades."
- Roma Antiga: Com o envelhecimento, os prazeres corporais vão sendo substituidos pelos intelectuais. A arte de envelhecer compreende em encontrar o prazer que todas as idades proporcionam, pois todas têm as suas virtudes (CÍCERO).
-Antiguidade Clássica (Grécia + Roma): Fraca valorização da velhice. Juventude era exaltada. Velhice era como algo trite e ridículo. Contudo, os velhos tinham uma capacidade consultiva. Era este o pivilégio da "idade".
-Sociedade Medieval: Velho eram tidos como um peso para as famílias. Época dos povos guerreiros, pelo que se exaltavam os mais fortes, saudáveis e capazes.
-Do Século X ao SéculoXIII: Renascimento da importância da velhice. Renascimento daqueles que sobreviverem á guerra e ás pestes. Diversificação da figura social e cultural da velhice. Surgimento dos primeiros asilos.
-Renascimento: Amaldiçoa-se a velhice e procura-se a perfeiçãodos corpos. A velhice seria algo evitável.
-Séculos XIX e XX: Época de viragem para os idosos. Época de experiências e descobertas cientificas permitem a realização de estudos sobre as idades. Progresso na medicina tem impacto no prolongamento da longevidade. Velhice é vista como um problema social, reconhecendo-se já o seu carácter específico. Especialização dos cuidados com idosos. Nascher criou o termo Geriatria- Ramo da Medicina que trata dos aspectos biológicas, psicológicas e sociais das doenças que podem acontecer aos idosos.
- Século XX: Negativismo face aos idosos. Idosos=Improdutividade.
- Século XXI: Hoje em dia assistimos ao envelhecimento crescente da população, fruto da baixa taxa de natalidade. Assim, o idoso assume um papel fácil de definir. A sociedade exige a actividade profissional e/ou pessoal constante do idoso, dependendo do tipo de qualidade de vida que ainda possui. Por dificuldades familiares, pelas próprias mudanças inerentes do formato de família, idoso acaba por necessitar de apoio e de acolhimento por parte de instituições de solidariedade mas, no fundo, a família continua a ser o suporte emocional do idoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário