segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Seminário "O idoso em Portugal"

No ambito do nosso seminario "o idoso em Portugal" apresentamos o painel cronológico em madeira, sobre a forma de um relógio, onde abordamos os conceito da velhice e de Idoso ao longo dos séculos, desde a Pré-História ao século XXI, tendo sido construído no culminar da actividade integradora "O Idoso".
Demos a conhecer também o Trivial do Idoso, com o objectivo de abordarmos a realidade referente aos Idosos, sobre a forma de perguntas e respostas nas mais variadas áreas."Histórias, Animação e Lazer,Saúde,Politica, o Idoso em Portugal e Curiosidades."No dia 24 de Março realizamos o Seminario com o objectivo de dar a conhecer as características do Idoso em Portugal .
Começamos por abrir o Seminário com o hino escrito pelas formandas de Geriatria na área de competencia Linguagem comunicação que reflecte a temática dos Idosos, aponta para o nosso objectivo de ter um emprego cuidando dos Idosos.
Deu-se de seguida apresentação do curso em "PowerPont"sobre o que é ser Agente em Geriatria, apresentado pela moderadora Susana.
Depois realizamos a dramatização "O Velho"escolhendo o tema musical da Mafalda Veiga com o mesmo titulo "O Velho",procurando evidenciar a forma como o Idoso é tratado na sociadade actual.Fizemos as apresentações em PowerPoint sobre as características do Idoso em Portugal.
Durante as sessões de formação nas diversas áreas e no decorrer do seminário apresentamo-las duas aduas.
Seleccionamos uma carta que tinha sido redigida por uma enfermeira Americana retratando os sentimentos que a envolverão quando for idosa. Esta carta foi lida pela nossa colega Sandra, acompanhada por uma suave musica de fundo.
De seguida, o senhor padre josé Maia fez uma comunicação sobre o idoso em Portugal.Tendo abordado a forma como a sociadade tem acompanhado esta fase da vida , sendo que são de louvar as instituições que se encontram ao serviço do idoso e os técnicos que os acompanham.
Nós, formandas elaboramos e colocamos algumas questões oa nosso prelector, que satisfez todas as nossas dúvidas. Aprendemos a cantar uma música em Ingles "Como salvar uma vida" "How TO SAVE A LIFE "THE FRAY" e apresentamo-la, com um PowerPoint retratando as si a caracteristicas já realizadas durante o curso. Encerramos com a entrega de lembranças (flores eum saco de cheiro com um poema sobre o idoso) elaborado pela formanda Paula no ambito de uma actividade realizada em Linguagem e Comunicaçaõ aos convidados e formadores.
Por fim a, Associação ofereceu um lanche com o objectivo de criar um convívio entre todos, no qual as formandas ofereceram um bolo com a fotografia do idoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário